5 de setembro de 2011

PROGRAMA TRAINEES BOSCH 2012



APRESENTAÇÃO

A Bosch é uma corporação internacional e globalmente ativa. Nossa equipe é constituída por uma grande variedade nacionalidades.

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Nós desenvolvemos e produzimos os nossos produtos em mais de 50 países - e estamos presentes nos mercados de aproximadamente 140 localidades. Assim, os nossos funcionários podem trabalhar em uma atmosfera internacional em locais estimulantes no mundo todo, descobrir culturas estrangeiras e vivenciar novas experiências.Esta diversidade é uma oportunidade excelente para que a corporação e sua equipe aprendam com outras culturas e se beneficiem da riqueza de perspectivas e idéias, que podem influenciar significativamente o desenvolvimento de novos produtos e serviços.


Ao longo de seus quase 120 anos, o Grupo Bosch tem se posicionado em relação a seus colaboradores e parceiros com a prática de uma política empresarial baseada nos valores de seu fundador.

Além da tecnologia e inovação, uma série de valores definem a atuação da Bosch na sociedade. Para nós, sucesso é bem mais que do que crescimento econômico: ele se completa com a capacidade de gerar condições de vida e de trabalho cada vez melhores.


O sucesso da Bosch depende inteiramente de nossa capacidade de inovar e do nosso know-how. Ampliar esta vantagem é um desafio que cada integrante de nossa equipe deve buscar a cada dia.


Como esperamos obter o máximo de nossa equipe, devemos assegurar as condições necessárias para seu desenvolvimento pessoal e profissional.E é exatamente o que fazemos. Nosso treinamento direcionado e abrangente, assim como nosso programa de educação complementar, apóiam sistematicamente todos os integrantes de nossa equipe. Também são implementados programas de desenvolvimento focado nas necessidades individuais.Nós consideramos estes programas e oportunidades como uma combinação de suporte e exigência, porque não podem ser bem sucedidos sem o desejo e a disposição de nossa equipe de aprender coisas novas e de lidar com novas tarefas

CARREIRAS

"Para quem busca desafios no trabalho, a realização está na superação de obstáculos".

A nossa missão, visão e valores é o que nos move, o que nos une, o que representamos, ela nos guia a superar nossos obstáculos. Este cenário inclui, entre outros pontos, os grandes desafios a serem atingidos pela nossa organização e as competências que devem nos diferenciar de nossos concorrentes. Para atingirmos estes objetivos e sermos eficaz na atração e retenção de nossos potenciais, a Bosch definiu três vertentes de carreira para que nossos colaboradores possam conhecer e direcionar seu desenvolvimento.

O Plano de Carreira da Bosch para estas 3 diferentes vertentes, conta com critérios ou requisitos definidos e estruturados, bem como processos para o mapeamento e identificação dos potenciais internos e planejamento de estrutura. Para que o plano de carreira seja eficaz, o ponto de partida, é a conversa do gestor com o colaborador.Três Vertentes de Carreira:

Carreira de Gestão

Entende-se por Carreira de Gestão, as funções que envolvam prioritariamente gestão de negócios, recursos humanos e processos. Com a finalidade de desenvolvimento de visão futura de negócio, melhoria de desenvolvimento de colaboradores e processos, desdobramento e atingimento das metas definidas pela organização.

Carreira de Vendas

Dentro da Carreira de Gestão para as áreas comerciais há duas possibilidades: a KAM (Key Account Manager) e a PM (Product Manager). Essas posições abrangem aqueles colaboradores que trabalham gerenciando a conta de grandes clientes ou produtos, tendo como principais responsabilidades: ser a principal interface entre o cliente e a Bosch, fazer um correto planejamento estratégico e econômico, ter pleno domínio das informações relativas ao cliente, produtos e seus processos decisórios.

KAM (Key Account Manager)

Gerenciar contas chaves (montadoras, distribuidores e países) , tendo como principais responsabilidades: buscar novos negócios sendo líder/ responsável pelo processo de aquisição; gerenciar preços; ser a principal interface entre o cliente e a Bosch; garantir a satisfação do cliente; promover o relacionamento com os clientes nos diversos níveis hierárquicos; fazer um correto planejamento estratégico e econômico, alinhando-o com o time mundial de vendas; participar ativamente no time mundial de vendas do seu cliente; apresentar novas tecnologias e influenciar o cliente; ter pleno domínio das informações relativas ao cliente e seus processos decisórios; solucionar as pendências financeiras e iniciar o processo de desenvolvimento de um novo produto.

PM (Product Manager) 

Desenvolver produtos para a região América Latina e disponibilizá-los na plataforma mundial; alinhar e gerenciar a estratégia do core business com o respectivo GB ou BU conforme os objetivos para a América Latina. Definir produtos e programas, suas especificações e posicionamento para os diferentes segmentos. Desenvolver e analisar a aplicabilidade dos produtos no mercado. Trabalhar ativamente na busca por custos competitivos estabelecendo acordo com as fabricas, buscando e desenvolvendo novos fornecedores. Responsável pelo Product Livecycle Management (PLCM) incluindo desenvolvimento do produto, processo de lançamento, melhorias de custos e retirada do produto no final do seu ciclo. Elaborar cenário e potencial de mercado, nível de preço, concorrentes, legislação e análise de tendências.

Carreira de Projetos

Entende-se por Carreira de Projetos, as funções que envolvam gestão contínua de projetos, ou seja, atividades organizadas com os controles necessários "on time, on specification, on budget, on cost", com prazos de início e término, planejadas para o alcance de uma meta definida, caracterizadas por inovação e desenvolvimento de produtos ou serviços e para as quais devem ser disponibilizados recursos. 

Carreira de Especialista

Colaboradores que detenham know-how específico de conceitos de produtos e/ou processos, que seja referência ao departamento, à unidade de negócio ou à regional, e que não envolvam gestão de pessoas. A função deve envolver atividades de alta complexidade, com a finalidade de desenvolver e aplicar novos conceitos, fornecer apoio técnico à organização e influenciar nas tomadas de decisões, interagindo com as áreas envolvidas.


OBJETIVOS DO PROGRAMA

Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de gestão de nossa empresa.


FORMATO DO PROGRAMA

  • Duração: 2 anos;
  • Módulos de 4 a 6 meses em áreas diferentes, incluindo um internacional de até 6 meses;
  • Subsídio de 100% do 2º idioma estrangeiro durante o programa, se necessário;
  • Programa corporativo de desenvolvimento profissional

PERFIL E REQUISITOS

Profissionais com forte identificação com os valores Bosch e que busquem inspirar e liderar pessoas. Além disso, os candidatos devem estar formados ou concluindo a graduação em dezembro de 2011 nos seguintes cursos:
Administração de Empresas
Administração com ênfase: Logística
Ciências Econômicas
Economia
Ciências Contábeis
Engenharias: Controle e Automação, Processos, Materiais, Produção, Elétrica, Eletrônica, Enetrotécnica, Industrial, Mecatrônica, Mecânica.

Fluência no idioma Inglês e mobilidade nacional e internacional também são requisitos imprescindíveis para participar do processo. 

É desejável que tenham cursado ou estejam cursando Pós-Graduação. 

COMPETÊNCIAS

As competências que a Bosch busca nos trainee são: Orientação para Resultados, Orientação para o Futuro, Cooperação, Comunicação, Visão Generalista e Características de Liderança. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As áreas de atuação variam conforme a necessidade das vagas de cada ano, assim como a formação acadêmica do candidato. As principais áreas de atuação para o Programa de 2012 são:

Manufatura/ produção
Controladoria
Engenharia de desenvolvimento
Vendas técnicas
Logística (supply chain)
Compras
Engenharia
Qualidade

PROCESSO SELETIVO

Nossos processos seletivos são conduzidos por prestadores de serviço (consultorias de recursos humanos). 

Etapa 1: Inscrições Abertas pelo site
Etapa 2: Provas on-line.
Etapa 3: Atividades on-line.
Etapa 4: Dinâmica de grupo.
Etapa 5: Painel com Gestores.
Etapa 6: Entrevistas individuais com Mentor.





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