12 de agosto de 2011

As 10 profissões com maior escassez de qualificação

Deu no Portal Exame, Por Amanda Luz

São Paulo - Técnicos e engenheiros são as profissões com maior escassez de profissionais capacitados em comparação com a necessidade do mercado no Brasil, segundo pesquisa da ManPowerGroup.

O estudo aponta que um em cada três empregadores do mundo se deparam com diversos problemas na busca por talentos que ocupem os postos em aberto. No Brasil, a falta de profissionais qualificados foi citada mais da metade (57%) dos 876 entrevistados.

Os cargos com maior escassez de talentos de acordo com a pesquisa, são: técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, seguidos por engenheiros e motoristas. Em 2010, as profissões de perfil técnico também eram as de maior incompatibilidade entre a qualificação disponível e o perfil demandado.

A escassez de técnicos não está restrita ao mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa da Manpower Group em 39 países e 40 mil empregadores mostra que as profissões de perfil técnico são as com maior falta de profissionais qualificados no mundo, em uma tendência acompanhada há quatro anos.

As profissões com menor número de talentos no mundo são: técnicos, representantes comerciais, produtores artesanais, engenheiros, contadores e profissionais de finanças, gerentes e executivos, assistentes admnistrativos, técnicos de TI, técnicos de operações e motoristas.

Profissões com escassez de talentos

1º Técnicos
2º Engenheiros
3º Motoristas
4º Operários
5º Operadores de Produção
6º Representantes de vendas
7º Secretárias e Assistentes Administrativos
8º Trabalhadores de Ofício Manual
9º Mecânicos
10º Contadores e Profissionais de Finanças

E você ? Vai querer ficar por fora dessa ? Estude, capacite-se e seja bem sucedido no mercado de trabalho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu cometário! Ele é muito importante para este espaço!